Acreditamos no valor do não igual, do não habitual e do não esperado. No reconhecimento do valor que existe na troca com quem é diferente de mim, seja pessoa com deficiência ou não.

Queremos sair de um mundo comum, ordinário, no sentido literal da palavra, em direção a um mundo extraordinário, que enxergue cada vez mais todas as pessoas que antes, eram invisíveis.

Por acreditar nisso, o Inspara surgiu com o objetivo de incentivar a participação de pessoas com deficiência no nado artístico, mostrando que sua prática pode acolher a todos.

Ao longo do nosso percurso, percebemos o que Inspara vai muito além disso! O Inspara também promove pertencimento, autoestima e saúde dos participantes, em direção à uma sociedade que aprende, passo a passo, a respeitar a diversidade.

Nossa História

No Brasil, somos a primeira organização da sociedade civil que incentiva e promove a participação de pessoas com deficiência no nado artístico.

Nossa fundação aconteceu no dia 06 de janeiro de 2016, como forma de oficializar o projeto idealizado no final de 2014.

Neste mesmo ano, em setembro de 2016, organizamos o 2º Simpósio Internacional de Nado Sincronizado Para Pessoas com Deficiência, contribuindo para a formalização do nado artístico adaptado como modalidade esportiva. Atualmente existem mais de 20 países praticando a modalidade e o Inspara faz parte do comitê que está em comunicação para oficializar as regras da modalidade.

Nosso grande objetivo é mostrar que o nado artístico é para todos, seja para prática social ou competitiva.

Durante todos estes anos, tivemos diversas oportunidades de expandir e divulgar o Nado Artístico Adaptado, incluindo vivências e eventos em clubes, unidades do SESC, em diversas academias e universidades; também estivemos presente em todos os encontros internacionais, que dão continuidade ao nosso movimento de formalizar as regras da modalidade.

 

Missão

Promover autoestima, pertencimento e saúde, por meio do nado artístico para pessoas com deficiência, em direção a uma sociedade que respeita a diversidade.

Visão

Ser referência internacional em nado artístico adaptado, nos âmbitos esportivo, social e cultural.

Valores

  • Valorização e respeito às pessoas
  • Ética e transparência
  • Credibilidade
  • Compromisso
  • Responsabilidade social
  • Qualidade dos serviços